Participações da SETREM na Expodinâmica da XIV EXPOFEIRA


Uma das participações da SETREM na XIV EXPOFEIRA, realizada de 25 de abril a 3 de maio no Parque de Exposições Germano Dockhorn, em Três de Maio, é na Expodinâmica. No estande os profissionais da área agrícola da Instituição recebem os visitantes, esclarecem dúvidas e apresentam dicas importantes no que tange a solos e a horticultura. Segundo o Dr. Rodrigo Pizzani, docente da SETREM, que participou da recepção dos produtores que prestigiaram o Dia de Campo realizado junto à feira nesta terça-feira, 28, no local são apresentadas diversas situações da parte de solos, como algumas questões fundamentais de manejo.

"Destacamos o manejo do solo com área escarificada para a produtividade do milho e não escarificada para a área do soja. Nossa ideia é mostrar o desenvolvimento radiculares destas culturas, tendo em vista o mesmo ser extremamente importante na absorção da água, recurso fundamental em certas fases da cultura. Por exemplo, no período de florescimento ou de enchimento de grão, há a exigência diária de água e, se não tiver a quantidade de água necessária, haverá déficit hídrico e interferência no rendimento final da cultura”, explica Pizzani.

No local também foram cavadas duas pequenas trincheiras que, segundo o docente, têm objetivo de mostrar até que profundidade vai a raiz da planta, tanto do soja quanto do milho, para mostrar os efeitos da compactação deste solo. Durante o Dia de Campo, o analista de transferência de tecnologia e comunicação da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, apresentou parte da estação aos visitantes e, posteriormente, promoveu palestra sobre "Cultura Conservacionista: inteligência na escolha de práticas e produtos”, atividade realizada no CTG Tropeiros do Buricá na presença de mais de 500 pessoas.
Tags: #SETREM #Expodinamica
Carregando comentários


© 2020 Sociedade Educacional Três de Maio
SETREM - Login
Av. Santa Rosa, 2405 Três de Maio - RS - CEP 98910-000
Fone/Fax: +55 (55) 3535 4600