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Competências e Habilidades do Curso Técnico em Informática

 

 

As competências e habilidades gerais a serem adquiridas pelo Egresso do Técnico em Informática são:

  1. Identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos;
  2. Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e softwares.
  3. Identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares avaliando seus efeitos;
  4. Analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais;
  5. Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário;
  6. Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos;
  7. Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais;
  8. Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software.
  9. Identificar arquiteturas de redes;
  10. Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede;
  11. Identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede;
  12. Identificar arquitetura de redes e tipos, serviços e funções de servidores;
  13. Organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos;
  14. Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários;
  15. Executar ações de treinamento e de suporte técnico.

As competências específicas que o técnico em informática formado pelo Centro de Ensino Médio SETREM apresentam são:

  1. Organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos;
  2. Pesquisar e obter conhecimento específico e estruturado sobre projetos, relatórios e assuntos específicos;
  3. Apresentar projetos e relatórios, seguindo sua estruturação e normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e segundo o manual de metodologia da instituição;
  4. Apresentar oralmente os projetos e relatórios;
  5. Implantar e administrar os projetos elaborados;
  6. Conhecer e aplicar recursos criativos da língua portuguesa, relacionando texto/contexto de acordo com as necessidades de produção e recepção de mensagens verbais;
  7. Reproduzir, com palavras próprias, as idéias e/ou informações coletadas, tendo como atividade essencial a leitura crítica e a compreensão dos textos e documentos;
  8. Ler e interpretar artigos e outros textos sobre informática e sua aplicação nas atividades modernas de comunicação;
  9. Usar adequadamente a língua portuguesa como instrumento de comunicação em todas as formas de convivência humana;
  10. Conhecer os principais controles administrativos e contábeis que fazem parte da vida organizacional de uma empresa;
  11. Conhecer as regras básicas na relação de emprego em empresas de informática e ter consciência da influência da internet na relação de trabalho;
  12. Conhecer a Lei de Informática e legislação pertinente;
  13. Interpretar gráficos, tabelas e demais demonstrativos;
  14. Compreender e interagir no contexto de atuação profissional com base nos valores de responsabilidade social, cristã e ética profissional;
  15. Conhecer e analisar a história da Estatística;
  16. Interpretar gráficos, tabelas e demais demonstrativos;
  17. Organizar, discutir e interpretar informações numéricas;
  18. Reconhecer a importância da linguagem estatística, aproveitando-se dessa para entendimento do mundo;
  19. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando a interpretação de dados estatísticos para sanar conflitos e tomar decisões;
  20. Identificar e desenvolver situações que envolvam razão e proporcionalidade;
  21. Reconhecer as operações sobre o preço de compra e venda como lucro e prejuízo;
  22. Aplicar os conceitos de capital inicial, taxa de juros e capital final na resolução de problemas;
  23. Diferenciar capital simples de capitalização composta;
  24. Diferenciar os tipos de taxas numa capitalização composta;
  25. Diferenciar taxa de desconto e taxa de rentabilidade;
  26. Reconhecer equivalência de capitais;
  27. Operar com os procedimentos matemáticos da simplificação, alcançados pela tecnologia, através das calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas;
  28. Ter a compreensão e o raciocínio matemático, analisando e concluindo questões financeiras;
  29. Identificar a sistemática de retenção da previdência social;
  30. Identificar as formas jurídicas, suas obrigações e requisitos;
  31. Identificar as responsabilidades financeiras de seus componentes;
  32. Identificar os elementos patrimoniais, bens, direitos e obrigações;
  33. Preparar as demonstrações contábeis, gerando balanço patrimonial e balanço de resultados;
  34. Compreender a execução dos controles internos, contabilização e qualidade do material recebido;
  35. Calcular o processo de movimentação dos estoques e seus coeficientes;
  36. Identificar os principais documentos comerciais: títulos de crédito e valores mobiliários;
  37. Usar clareza na pronúncia e distinguir as variações de uso da língua;
  38. Apresentar clareza na exposição de idéias;
  39. Apresentar leituras e entonação da língua;
  40. Interpretar e reduzir pequenos textos;
  41. Usar adequadamente os meios de comunicação;
  42. Acessar a Internet e usufruir de informações na língua inglesa;
  43. Organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos;
  44. Conhecer os principais controles administrativos e contábeis que fazem parte da vida organizacional de uma empresa;
  45. Identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos;
  46. Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários;
  47. Conhecer o histórico da informática e da evolução tecnológica do mundo e do Brasil;
  48. Interpretar corretamente configurações de hardware e software, selecionando, de modo adequado, equipamentos e sistemas;
  49. Conhecer os serviços e funções do sistema operacional;
  50. Identificar os diferentes tipos de softwares disponíveis no mercado;
  51. Organizar o sistema de arquivos do computador;
  52. Verificar o correto funcionamento dos equipamentos, interpretando orientações dos manuais;
  53. Analisar os serviços e funções de Sistemas Operacionais, utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, segurança e outras;
  54. Executar as rotinas básicas de operação de um computador;
  55. Analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais;
  56. Trabalhar os diferentes sistemas operacionais e aplicativos em ambientes híbridos;
  57. Operar sistemas operacionais em ambiente gráfico de forma ágil e otimizada;
  58. Analisar o desempenho e utilizar diferentes editores de textos;
  59. Executar procedimentos de verificação dos editores de textos instalados e suas respectivas configurações;
  60. Trabalhar de forma apropriada com os recursos disponíveis para criação de etiquetas e mala direta;
  61. Conhecer os procedimentos para personalização das ferramentas de editoração de texto;
  62. Explorar o conjunto de recursos disponíveis nos softwares de editoração de texto;
  63. Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário;
  64. Utilizar programas aplicativos de geração de gráficos e planilhas eletrônicas;
  65. Executar procedimentos de verificação dos softwares de planilhas eletrônicas instaladas e suas respectivas configurações;
  66. Trabalhar de forma apropriada com os recursos disponíveis para sub-totalizações, criação de gráfico e filtragem de informações;
  67. Conhecer os procedimentos para personalização de aplicativos de planilhas eletrônicas;
  68. Compreender e interpretar dados que estão expressos em tabelas, gráficos e demais demonstrativos;
  69. Analisar o desempenho e utilizar programas aplicativos de softwares de apresentação gráfica;
  70. Executar procedimentos de verificação dos softwares de apresentação gráficas e respectivas configurações;
  71. Trabalhar de forma apropriada com os recursos disponíveis para utilização de tempo, links e efeitos;
  72. Gerar apresentações completas, contemplando uso de sons e narração;
  73. Selecionar programas aplicativos de apresentação gráfica, de acordo com as necessidades dos usuários;
  74. Estruturar adequadamente a base de dados de um sistema;
  75. Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais;
  76. Selecionar sistemas de banco de dados de acordo com as necessidades dos usuários;
  77. Construir modelo de dados, interpretando e analisando o resultado da modelagem de dados;
  78. Instalar, configurar e administrar sistemas gerenciadores de banco de dados;
  79. Construir SGBD voltados a empresas de pequeno e médio porte, com exploração dos principais recursos/ferramentas existentes para este fim;
  80. Conhecer e utilizar novos programas utilitários que surgem no mercado tecnológico, como por exemplo compactadores, anti-vírus, recuperadores de hardware, entre outros;
  81. Conhecer as avanços tecnológicos nas diferentes áreas do saber, envolvendo hardware e software;
  82. Detectar melhorias realizadas nas atualizações de softwares lançados no mercado;
  83. Testar e manusear novas ferramentas tecnológicas, descobrindo os recursos oferecidos pelas mesmas;
  84. Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos;
  85. Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software;
  86. Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais;
  87. Desenvolver o raciocínio lógico;
  88. Identificar as estruturas de controle e o ambiente de desenvolvimento de ferramentas de programação que possibilitem o desenvolvimento de rotinas e aplicativos;
  89. Distinguir e avaliar linguagens e ambientes de programação, aplicando-os no desenvolvimento de softwares;
  90. Desenvolver a análise e o projeto documentado de um sistema aplicativo.
  91. Compreender e utilizar paradigmas de programação;
  92. Analisar e depurar os sistemas desenvolvidos;
  93. Interpretar e avaliar documentação de análise e projeto de sistemas;
  94. Interpretar e analisar modelos de dados;
  95. Documentar os sistemas e desenvolver o manual do usuário;
  96. Elaborar algoritmos e implementá-los de acordo com as sintaxes das diversas linguagens de programação;
  97. Desenvolver softwares aplicativos comerciais;
  98. Avaliar e corrigir programas computacionais;
  99. Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos;
  100. Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software;
  101. Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais;
  102. Avaliar resultados de testes dos programas desenvolvidos;
  103. Integrar qualificações desenvolvidas separadamente;
  104. Efetuar diagramação de diferentes documentos;
  105. Entender o processo de elaboração gráfica de jornais, livros e revistas;
  106. Tratar corretamente imagens utilizadas na edição de jornais e revistas;
  107. Compreender o mundo das artes gráficas;
  108. Elaborar cartazes, folders e cartões personalizados;
  109. Trabalhar com imagens vetoriais;
  110. Entender o processo de reprodução gráfica dos materiais publicitários;
  111. Trabalhar de forma conjunta recursos de tratamento de imagem vetorial e bitmap;
  112. Elaborar manuais de identidade visual, bem como logotipos e marcas para empresas e produtos;
  113. Usar adequadamente paletas e esquemas de cores;
  114. Tratar de maneira adequada imagens destinadas à internet e imagens destinadas a impressão gráfica;
  115. Trabalhar com imagens bitmaps;
  116. Criar logotipos e demais aplicações gráficas;
  117. Disponibilizar imagens tratadas sob novo formato de arquivo;
  118. Trabalhar de forma conjunta recursos de tratamento de imagem vetorial e bitmap;
  119. Recuperar imagens bitmaps danificadas;
  120. Utilizar de forma otimizada as ferramentas disponíveis na Internet;
  121. Entender o funcionamento da Internet e órgãos responsáveis;
  122. Efetuar a configuração dos navegadores;
  123. Localizar e entender endereços do mundo web e de e-mail;
  124. Selecionar programas de aplicativos para navegação e gerenciamento de e-mail, de acordo com as necessidades do usuário;
  125. Utilizar a internet como fonte de pesquisa e atualização tecnológica;
  126. Entender a diferença da internet e da internet II;
  127. Desenvolver sites e outras ferramentas de internet com alta qualidade de apresentação e funcionalidade;
  128. Planejar, estruturar e publicar Web Sites;
  129. Desenvolver portais com bom nível de apresentação;
  130. Desenvolver páginas com animações gráficas;
  131. Elaborar projeto de web-sites em nível de lay-out de apresentação;
  132. Utilizar recursos avançados, garantindo a interoperabilidade nos diferentes sistemas operacionais e browsers;
  133. Entender os preceitos básicos do funcionamento do comércio eletrônico;
  134. Entender os aspectos administrativos e tecnológicos envolvidos no comércio eletrônico;
  135. Desenvolver Web Sites utilizando linguagens de programação Java, PHP e for windows;
  136. Elaborar sites interativos com recursos de programação;
  137. Elaborar sites com acesso a Banco de Dados;
  138. Desenvolver projetos práticos orientados para o mercado de trabalho;
  139. Projetar, implementar e dar manutenção em aplicativos para a Internet;
  140. Conhecer os recursos de linguagens integradas com html;
  141. Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede;
  142. Identificar arquitetura de redes;
  143. Identificar serviços e funções de servidores;
  144. Sugerir tecnologias de rede e arranjos topológicos;
  145. Elaborar pequenos projetos de rede;
  146. Identificar as principais vantagens do uso de redes;
  147. Identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares, avaliando seus efeitos;
  148. Efetuar manutenção preventiva e corretiva em computadores isolados ou em redes, periféricos e softwares;
  149. Montar e configurar computadores de uso pessoal;
  150. Elaborar relatórios técnicos referentes a testes, ensaios e experiências desenvolvidas;
  151. Desenvolver projetos simples para implantação de rede;
  152. Executar as rotinas básicas de administração de rede, envolvendo cadastro de usuários e grupos e atribuição de permissões;
  153. Planejar e estruturar Redes Locais;
  154. Desenhar e implementar topologias de redes;
  155. Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede;
  156. Instalar os dispositivos de rede, os meios físicos e software de controle desses dispositivos, analisando seu funcionamento e relações entre eles;
  157. Descrever componentes de redes;
  158. Compreender as arquiteturas de redes;
  159. Identificar os sistemas operacionais de redes, avaliando suas possibilidades em relação a serviços e restrições;
  160. Instalar e configurar protocolos e software de rede;
  161. Utilizar normas de segurança em ambientes de rede e de sistemas de informação;
  162. Elaborar e implementar políticas e planos de segurança em redes de computadores;
  163. Propor políticas de backups e controle de vírus de computador.

Estas competências darão aporte à construção do perfil profissional do egresso do curso e serão trabalhadas de forma transdiciplinar no decorrer das atividades do Curso Técnico em Informática:

  1. Desenvolver trabalhos em equipe, utilizando-se de princípios de ética e de cidadania, com relacionamento interpessoal adequado;
  2. Atuar frente às situações com flexibilidade, enfrentando desafios, buscando inovações e propondo soluções;
  3. Utilizar vocabulário técnico ao comunicar-se com os demais profissionais da área;
  4. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;
  5. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos, passando assim a conhecer os avanços tecnológicos nas diferentes áreas do saber;
  6. Acompanhar lançamento de novos produtos no mundo da informática;
  7. Estar apto a testar e manusear novas ferramentas tecnológicas, descobrindo os recursos oferecidos pelas mesmas;
  8. Desenvolver visão sistêmica da atividade tecnológica;
  9. Compreender e interagir no contexto de atuação profissional com base nos valores de responsabilidade social, cristã e ética profissional;
  10. Adaptar-se facilmente aos novos métodos, técnicas e ferramentas da área;
  11. Agir com postura ética, humanística e cristã na realização de atividades profissionais, deliberativas e de trabalho colaborativo;
  12. Desenvolver o espírito de trabalho colaborativo, presencial ou a distância, recorrendo aos novos meios de comunicação;
  13. Ter abertura à inovação e à modernidade e interesse pela investigação técnica.