Notícias

Mais Notícias...

Curso Técnico em Informática

 

O Curso Técnico em Informática da SETREM oferece alguns diferenciais importantes que oportunizam não apenas o uso da informática, mas também a compreensão aprofundada de seu funcionamento, bem como, os benefícios que pode trazer para diversas áreas se utilizada adequadamente.

 

Edinei Daniel Steffen, coordenador do curso, considera a existência de cinco diferenciais. O primeiro diz respeito à estrutura curricular, que proporciona compreensão das principais áreas funcionais da informática de forma abrangente e totalmente prática (hardware e redes, editoração gráfica, aplicativos, desenvolvimento de sistemas e Internet), aprofundando o desenvolvimento para a produção de softwares voltados à Internet. "Atualmente, no Estado, é um dos poucos cursos a trabalhar com o foco voltado para o desenvolvimento web.”

 

O segundo diferencial é a equipe docente. Praticamente todos os professores do curso atuam profissionalmente na área em que ministram os seus componentes curriculares. "Isso traz um ganho fantástico, pois aproxima, de forma considerável, o mundo prático que vivenciam nas suas empresas com a formação que os estudantes buscam.”

 

O terceiro, é a proposta pedagógica baseada em projetos. A cada semestre os estudantes estão envolvidos em um novo projeto, no qual são desafiados a mostrar a sua própria produção, através de elaborações gráficas, desenvolvimento de softwares, instalação de serviços para rede e Internet e produção de soluções tecnológicas. "Estes projetos culminam em uma banca de avaliação com a participação de todos os professores. Esse processo contribui para o amadurecimento pessoal. Ao longo do curso grande parte dos estudantes passam por seis bancas.”

 

O quarto ponto de destaque são as parcerias com empresas locais e regionais. Estas possibilitam o desenvolvimento de projetos e a entrada ao mercado de trabalho. Os estudantes iniciam como estagiários e tem a possibilidade de construir o seu próprio futuro profissional. As instituições parceiras são presentes e participam das bancas de avaliação dos projetos, contribuindo também com sugestões significativas para a melhoria do curso.

 

O quinto diferencial, e com certeza o mais importante, são os próprios estudantes, que possuem um perfil especial. Em função da excelência exigida nas atividades desenvolvidas ao longo do curso são desafiados a cada dia. "Observa-se a satisfação dos egressos ao olhar para o passado e ver hoje, o quanto valeu investir o seu tempo para aprender”, conclui.

 

Coordenador do Curso: Edinei Daniel Steffen - edinei@setrem.com.br

Parecer de aprovação do curso

134/2003